Mosteiro de São Bento
As ruínas do antigo Mosteiro de São Bento são relíquias do que sobrou de um belo prédio erguido no início do século 17, com muito esforço, pelos fiéis devotos do padroeiro daquela localidade. Em mapa produzido por Georg Marcgraf datado de 1643 aparece uma Igreja na comunidade de São Bento, por isso se atribui que essa edificação teria sido construída nessa data ou, provavelmente, antes dela. O prédio servia de pouso para religiosos que se deslocavam entre as cidades de Olinda e Porto Calvo.
A antiga Igreja de São Bento sempre foi referência para a comunidade, pois era lá onde ocorriam festas religiosas alusivas a vários santos, principalmente a São Bento. Durante as comemorações religiosas de fé e oração, outras manifestações culturais como a música, a dança e as comidas típicas tinham papel fundamental, pois constituíam a identidade da comunidade. Segundo historiadores, o Mosteiro de São Bento tinha também uma finalidade estratégica de proteção contra invasões de piratas, principalmente franceses e holandeses. Há quem afirme que da torre do templo de São Bento se enviam sinais com espelhos para a torre da igreja matriz de Porto Calvo. O alerta era dado para o forte que havia na Terra de Calabar, que se preparava para enfrentar os corsários.
Foi elevada à condição de paróquia em 1718, permanecendo assim até a emancipação política de Maragogi, em 1875.
Na década de 70, um novo templo da Igreja de São Bento foi construído próximo a praia. No entanto, a antiga igreja foi abandonada, dessa forma dando início ao processo de ruína com a ação do homem e do tempo. Porém, apesar de restarem poucos vestígios preservados, a comunidade mantém viva em sua memória toda a história produzida nesse espaço de fé e de cultura, representativos da vida e da história de São Bento, em Maragogi.
Uma paisagem de tirar o fôlego é delineada pela combinação das ruínas da Igreja de São Bento e da natureza ao entorno do local. O ocre das pedras centenárias contrasta com o azul turquesa do mar ao fundo. Coroados pelas tonalidades transitórias no céu, a qualquer hora do dia o cenário arrebata o olhar.
Preservar e cuidar desse local é reconhecer e respeitar a memória da comunidade de São Bento, que imbuída de muita fé, promove todo dia 11 de cada mês uma romaria em honra ao seu Santo de devoção, São Bento.
Quando ir ao Mosteiro de São Bento?
O Mosteiro de São Bento é um local aberto 24h, por esse motivo pode ser visitado a qualquer momento. Porém os melhores momentos para visitar são durante o nascer do sol e do pôr do sol, visto que o cenário adquire um visual ainda mais fascinante.
Valor de entrada do Mosteiro de São Bento?
Você não paga nada para entrar, é um local público e pode ser acessado por todos.
Como chegar no Mosteiro de São Bento?
É possível chegar até o Mosteiro de São Bento através do passeio de buggy, táxi por aplicativo ou de carro, conforme mostrado no mapa abaixo: